Ministro da Infraestrutura visita Porto de Santos nesta sexta-feira

Ministro da Infraestrutura visita Porto de Santos nesta sexta-feira

SANTA PORTAL       – ONLINE –  DATA : 26.11.2021  
 

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, visita o Porto de Santos nesta sexta-feira (26) para inaugurar a nova linha ferroviária e anunciar a ampliação de cais. Ele deve inaugurar três obras, no valor de R$ 601 milhões.

Os aportes envolveram a construção de uma terceira linha férrea no bairro do Paquetá, em Santos, pela Portofer; um píer de atracação para navios de granéis líquidos no terminal Ageo Norte, na Ilha Barnabé; e obras de ampliação e modernização do Tecon (Santos Brasil).

Durante a tarde, o ministro acompanha o primeiro embarque de celulose pelo terminal da Bracell.

Autoridades da Santos Port Authority (SPA) recebem o ministro. A empresa pública é vinculada à Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) do Ministério da Infraestrutura (Minfra).

A SPA também é responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passam 28% das trocas comerciais brasileiras. Com 7,8 milhões de metros quadrados, o complexo portuário está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e possui 55 terminais, sendo 41 arrendamentos, 8 retroportuários e 6 terminais 1 de uso privado (TUPs), situados em duas margens, uma em Santos (direita) e outra em Santos e Guarujá (esquerda).